Perguntas mais frequentes - Saúde

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EXTRATOS DE COPARTICIPAÇÃO/COPARTICIPAÇÕES/DESCONTOS

Resposta:

Acesse o site www.seprev.sp.gov.br > clique em PORTAL DO SEGURADO, em PORTAL DA SAÚDE e em extrato de coparticipação

Para acessar o Portal da Saúde, utilize os seguintes dados de acesso:

Tipo de Acesso: Beneficiário

Login: digite seu CPF (somente os dígitos).

Senha: digite o número da sua carteirinha do beneficiário titular no SEPREV (somente os dígitos).

- OBS.: O demonstrativo das despesas de coparticipação também poderá ser obtido através da solicitação por e-mail ou por telefone.

Caso não consiga acesso mesmo após seguir os passos acima, orientamos que entre em contato com o departamento de T.I. pelo telefone (19) 3825-4600 (ramais 4630 ou 4697) ou e-mail ti@seprev.sp.gov.br

Resposta:

Orientamos que entre em contato com o departamento de T.I. pelo telefone (19) 3825-4600 (ramais 4630 ou 4697) ou e-mail ti@seprev.sp.gov.br

Resposta:

- A alíquota fixa para SERVIDORES EFETIVOS ATIVOS, informada no holerite como “SEPREV-SAÚDE”, é de 1% (um por cento) sobre o salário

- A alíquota fixa para servidores COMISSIONADOS, informada no holerite como “SEPREV-SAÚDE”, é de 3,5% (três vírgula cinco por cento) sobre o salário

- Alíquota fixa para SERVIDORES APOSENTADOS, informada no holerite como “SEPREV-SAÚDE”, é de 3,5% (três vírgula cinco por cento) sobre o salário

- Alíquota fixa para PENSIONISTAS, informada no holerite como “SEPREV-SAÚDE”, é de 3,5% (três vírgula cinco por cento) sobre o salário

Além da alíquota fixa de contribuição mensal com a Assistência à Saúde, é devida a cobrança de COPARTICIPAÇÃO (nomeada como “Seprev-Coparticipação.” no holerite do servidor). Refere-se aos serviços utilizados tanto pelo beneficiário titular quanto por seus dependentes, de acordo com o anexo VIII do Regulamento de Assistência à Saúde.

Resposta:

Não há custo adicional para inscrição ou manutenção de dependentes na Assistência à Saúde do SEPREV. O único custo cobrado no holerite do servidor pelo beneficiário dependente são as coparticipações pelos serviços utilizados (conforme previsão no ANEXO III do Regulamento de Assistência à Saúde).

Resposta:

Coparticipação é o valor da participação do beneficiário sobre o valor pago pelo SEPREV em razão da realização de um procedimento ou evento em saúde

Os serviços de assistência à saúde serão oferecidos mediante coparticipação dos beneficiários sobre o custo total dos procedimentos realizados, sendo calculada conforme Anexo VIII do Regulamento da Assistência à Saúde. Os valores da coparticipação serão descontados diretamente na folha de pagamento do servidor, no evento "Seprev-Coparticipação".

Resposta:

A cobrança da coparticipação ocorre aproximadamente após 2 a 3 meses da utilização das guias pelo beneficiário, dependendo da data de envio da cobrança das faturas pelo prestador. A coparticipação será descontada diretamente no holerite do servidor.

Resposta:

De acordo com o Regulamento de Assistência à Saúde do SEPREV, a parcela mínima permitida para parcelamento de despesas de coparticipações é de 10% sobre a base de contribuição do servidor para a Assistência à Saúde.

Obs.: nos parcelamentos de despesas, há incidência de juros de 0,2% (dois décimos por cento) e atualização monetária pelo IPCA/IBGE, mensalmente.

É importante ressaltar que o percentual do desconto mensal poderá ser elevado para até 30%, se demonstrado que não é possível a quitação do saldo devedor no prazo de até 24 meses.

Para mais informações, acesse o Regulamento de Assistência à Saúde (disponível para download no site do SEPREV) ou entre em contato com nosso setor de atendimento pelo telefone (19) 3825-4600.

Resposta:

SEPREV-Saúde: alíquota fixa de contribuição mensal com a Assistência à Saúde do SEPREV, independentemente da utilização dos serviços pelos beneficiários.

SEPREV-coparticipação: significa a participação do beneficiário sobre o valor total pago pelo SEPREV ao prestador de serviços de assistência à saúde, referente aos serviços utilizados pelo beneficiário titular e seus dependentes.

SEPREV-Previdência: refere-se ao valor da contribuição mensal do servidor com o serviço de previdência (11% sobre o salário bruto). A referida contribuição assegura ao servidor: aposentadoria, auxílio doença, auxílio maternidade e pensão por morte aos dependentes de direito.

INSCRIÇÃO / CADASTRO / RECADASTRAMENTO / CARTEIRINHA / INFORMAÇÕES GERAIS

Resposta:

Para alteração dos dados cadastrais, o servidor poderá enviar e-mail para o endereço contato@seprev.sp.gov.br

Resposta:

De acordo com a Lei n.º 6.856/17, a inscrição na Assistência à Saúde do SEPREV é facultativa.

Resposta:

Não tendo interesse no plano de assistência à saúde, o servidor deverá comparecer ao SEPREV para solicitar o cancelamento de sua inscrição e de seus dependentes a qualquer tempo, munido do termo de cancelamento devidamente preenchido e assinado.

Clique aqui para acessar o termo de cancelamento de inscrição na Assistência à Saúde.

Resposta:

Para utilização dos serviços da Assistência à Saúde do SEPREV, o recém-nascido precisa estar inscrito no plano.

Assim, é imprescindível que a certidão de nascimento do seu filho e o requerimento preenchido e assinado para inscrição de dependentes sejam apresentados no SEPREV o mais breve possível.

Para mais informações, entre em contato com nosso setor de atendimento pelo telefone (19) 3825-4600.

Resposta:

O filho estudante poderá ser mantido na Assistência à Saúde do SEPREV até os 24 (vinte e quatro) anos de idade, desde que inscrito antes de completar 21 (vinte e um) anos de idade, e mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  1. Requerimento de manutenção de filho estudante;
  2. Atestado de matrícula emitido há menos de 30 (trinta) dias;
  3. Carteira de trabalho ou extrato do CNIS, comprovando a inexistência de vínculo empregatício; e
  4. Certidão de nascimento atualizada.

- OBS.: Caso o filho estudante receba renda superior a um salário mínimo, deverá ser comprovada a dependência econômica. Consulte o SEPREV para mais informações.

Resposta:

A cada 6 (seis) meses deverão ser reapresentados os seguintes documentos:

  • Atestado de matrícula emitido há menos de 30 (trinta) dias (devendo ser respeitado o prazo estipulado no próprio atestado de matrícula, se inferior a 6 meses por exemplo); e
  • Carteira de trabalho ou extrato do CNIS, comprovando a inexistência de vínculo empregatício.

- OBS.: Caso o filho estudante esteja trabalhando, se receber salário superior a um salário mínimo, deverá ser comprovada a dependência econômica.

Resposta:

Não há custo para emissão de 2ª via de carteirinha da Assistência à Saúde do SEPREV. A solicitação da 2ª via deve ser feita pessoalmente no SEPREV ou pelo e-mail contato@seprev.sp.gov.br

Resposta:

Todas as regras, normas e informações gerais sobre a Assistência à Saúde do SEPREV poderão ser consultadas pelo site www.seprev.sp.gov.br > Menu Legislação > ”Assistência à Saúde” > Regulamento de Assistência à Saúde e também na Lei n.º 6.856/2018.

Resposta:

Se possuir Escritura Pública de União Estável (emitida ou atualizada há no máximo 180 dias) deverá apresentá-la no setor de atendimento do SEPREV junto ao requerimento de inscrição.

Se não possuir a Escritura Pública de União Estável, será necessário a comprovação da União Estável através de documentos que demonstrem existência de entidade familiar, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.

Clique aqui para acessar a documentação necessária para inscrição de companheiro(a) como dependente na Assistência à Saúde

REDE CREDENCIADA / AGENDAMENTOS / AUTORIZAÇÃO PRÉVIA / GUIAS

Resposta:

A rede de profissionais credenciados à Assistência à Saúde do SEPREV pode ser consultada pelo site www.seprev.sp.gov.br, Menu “Saúde” > “Pesquisa da Rede Credenciada”.

* Poderá, também, acessar o guia médico em seu Smartphone, disponível no aplicativo SEPREV nas Lojas Apple e Google Play.

Resposta:

A rede de hospitais credenciados à Assistência à Saúde do SEPREV pode ser consultada pelo site www.seprev.sp.gov.br > Menu “Saúde” > “Pesquisa da Rede Credenciada”> busque pela especialidade: HOSPITAIS GERAIS

* Poderá, também, acessar o guia médico em seu Smartphone, disponível no aplicativo SEPREV nas Lojas Apple e Google Play.

Resposta:

A validade dos pedidos médicos é de 90 (noventa) dias.

Resposta:

É possível solicitar a reimpressão de uma guia autorizada pelo SEPREV diretamente no sistema WEB disponibilizado pelo SEPREV aos credenciados.

Se o pedido médico tiver sido anexado ao sistema, este também poderá ser reimpresso.

Resposta:

O SEPREV não realiza agendamentos. Entre em contato diretamente com o prestador credenciado de seu interesse.

A rede de profissionais credenciados à Assistência à Saúde do SEPREV pode ser consultada pelo site www.seprev.sp.gov.br > Menu “Saúde” > “Pesquisa da Rede Credenciada”.

* Poderá, também, acessar o guia médico em seu Smartphone, disponível no aplicativo SEPREV nas Lojas Apple e Google Play.

Resposta:

Entre em contato o serviço social do SEPREV pelo telefone (19) 3825-4600 – ramal 4634 ou WhatsApp (19) 99938-6603

ou pelo e-mail eunice.carvalho@seprev.sp.gov.br

Resposta:

O SEPREV dá cobertura para os seguintes exames para detecção de CORONAVÍRUS – COVID 19:

- PESQUISA POR PCR

CÓD. TUSS 40314618 - SARS-Cov-2 (Coronavírus Covid-19) - Pesquisa Por Rt-Pcr; OU

- SOROLOGIA (IGG)

CÓD. TUSS 40324788 - SARS-CoV-2 (Coronavírus COVID-19), pesquisa de anticorpos IgG, isolada por classe de imunoglobulina”; OU

- PESQUISA DE ANTICORPOS TOTAIS 

CÓD. TUSS 40324796 - SARS-CoV-2 (Coronavírus COVID-19), pesquisa de anticorpos totais (IgA, IgG, IgM).

A liberação dos exames depende de análise prévia da auditoria médica do SEPREV. Os critérios para autorização são os estabelecidos pelo Ministério da Saúde e as diretrizes de utilização da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Saiba mais acessando os links abaixo:

http://www.ans.gov.br/images/stories/Legislacao/rn/453/anexos_rn_453.pdf  e

 https://coronavirus.saude.gov.br/definicao-de-caso-e-notificacao 

http://www.ans.gov.br/images/stories/Legislacao/rn/rn460/anexos_rn_460_altera_rn_428_revoga_rn_458.pdf  

Resposta:

Não. Esclarecemos que o SEPREV dá cobertura para exames para detecção de CORONAVÍRUS – COVID 19, se o beneficiário estiver apresentando os sintomas classificados pelo Ministério da Saúde e o pedido médico justificado atender as diretrizes de utilização da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Saiba mais acessando os links abaixo:

http://www.ans.gov.br/images/stories/Legislacao/rn/453/anexos_rn_453.pdf  e

 https://coronavirus.saude.gov.br/definicao-de-caso-e-notificacao 

http://www.ans.gov.br/images/stories/Legislacao/rn/rn460/anexos_rn_460_altera_rn_428_revoga_rn_458.pdf  

Resposta:

Não. Esclarecemos que o SEPREV dá cobertura para exames para detecção de CORONAVÍRUS – COVID 19, se o beneficiário estiver apresentando os sintomas classificados pelo Ministério da Saúde e o pedido médico justificado atender as diretrizes de utilização da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Saiba mais acessando os links abaixo:

http://www.ans.gov.br/images/stories/Legislacao/rn/453/anexos_rn_453.pdf  e

 https://coronavirus.saude.gov.br/definicao-de-caso-e-notificacao 

http://www.ans.gov.br/images/stories/Legislacao/rn/rn460/anexos_rn_460_altera_rn_428_revoga_rn_458.pdf  

Resposta:

Acesse o site www.seprev.sp.gov.br/protocolo

Preencha:

- O campo “protocolo” com número do protocolo entregue pelo prestador (somente os números); e

- O campo “data de nascimento” com os dígitos e barras (exemplo: 01/01/2020);

Clique em “não sou um robô” e em “pesquisar”.

OU

Acesse o site www.seprev.sp.gov.br/portal-saude e siga os passos a seguir:

Tipo de Acesso: Beneficiário

Login: digite seu CPF (somente os dígitos).

Senha: digite o número da sua carteirinha do beneficiário titular no SEPREV (somente os dígitos).

Clicar em MEUS SERVIÇOS > em LOCALIZAR PROCEDIMENTOS” > inserira o nº do protocolo em GUIA OPERADORA > clique em PESQUISAR > e confira a informação constante na coluna SITUAÇÃO.

Resposta:

- CONSULTAS MÉDICAS

- EXAMES SIMPLES (exemplos: exames laboratoriais de rotina, exames de audiometria, endoscopia, colonoscopia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, mamografia, ultrassonografia, raio-x, etc.)

- TERAPIAS (exemplos: Consulta nutricional - até 6 consultas no ano, fonoterapia, fisioterapia, hidroterapia, psicoterapia e terapia ocupacional).

OBS.: Caso seu exame, procedimento ou terapia necessite de autorização prévia, o próprio consultório/clínica/ou hospital que você escolher para o agendamento poderá protocolar o pedido médico no sistema WEB do SEPREV.

**NOVIDADE!** Com a finalidade de facilitar o envio de pedidos médicos antecipadamente pelos beneficiários para agendamento e para pedido de autorização de guias, alguns credenciados disponibilizaram seus números de WhatsApp para divulgação em nosso guia médico.

SAIBA MAIS acessando a rede de profissionais credenciados em www.seprev.sp.gov.br > Menu “Saúde” > “Pesquisa da Rede Credenciada” ou instalando o aplicativo “SEPREV” em seu celular.

Resposta:

Caso seu exame ou procedimento necessite de autorização prévia, o próprio consultório, clínica ou hospital protocolará o pedido médico no sistema WEB do SEPREV.

Para mais informações, entre em contato com nosso setor de atendimento pelo telefone (19) 3825-4600.

Resposta:

Entre em contato com nosso setor de atendimento e solicite o cancelamento da mesma.

Resposta:

Orientamos que leve os últimos exames realizados, independentemente de quem os solicitou. Assim, o médico pode agilizar o diagnóstico e solicitar somente os exames que ainda não foram feitos.

Resposta:

O SEPREV dá cobertura para o procedimento “Implante de DIU”. A cobertura se estende ao material também (DIU hormonal ou de cobre, dependendo da indicação feita por seu médico no pedido).

Resposta:

O SEPREV dá cobertura para a cirurgia de catarata com a utilização de lente de procedência nacional.

Resposta:

O SEPREV dá cobertura para a cirurgia de correção de grau oftalmológico de acordo com a DUT nº 13 da Agência Nacional de Saúde.

Para ter acesso ao Anexo que trata das Diretrizes de Utilização da ANS, clique aqui

Resposta:

Os procedimentos devem ser auditados no prazo máximo de cinco dias úteis. Em alguns casos específicos podem levar mais tempo devido a processos de cotação de materiais, nesse caso, no máximo 15 (quinze) dias úteis. 

REEMBOLSO

Resposta:

De acordo com o Regulamento de Assistência à Saúde do SEPREV, o reembolso de despesas médicas poderá ocorrer quando demonstrado que o serviço ou procedimento é coberto pela Assistência à Saúde e não foi possível o atendimento na rede credenciada, nas seguintes hipóteses:

I – para o atendimento hospitalar de urgência e emergência realizado em hospital não credenciado;

II - quando não houver profissional ou estabelecimento credenciado para o serviço solicitado;

III - quando comprovadamente não houver, pelo menos, 2 (dois) profissionais credenciados na especialidade pretendida.

Resposta:

Para os atendimentos eletivos, é necessário autorização prévia do SEPREV e a apresentação dos documentos elencados

no site www.seprev.sp.gov.br > Downloads > Pedido de reembolso Assistência à Saúde.

Para os atendimentos de urgência, dispensa-se a autorização prévia.

Para mais informações, acesse o Regulamento de Assistência à Saúde (disponível para download no site do SEPREV) ou entre em contato com nosso setor de atendimento pelo telefone (19) 3825-4600.

Resposta:

De acordo com o Regulamento de Assistência à Saúde, o SEPREV não dá cobertura para tratamentos de saúde no exterior, assim, também não há direito a reembolso.

Para mais informações, acesse o Regulamento de Assistência à Saúde (disponível para download no site do SEPREV) ou entre em contato com nosso setor de atendimento pelo telefone (19) 3825-4600.

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Rua dos Ipês, 125 - Jardim Pompeia - 13345-060 - Indaiatuba - SP - (19) 3825-4600 - contato@seprev.sp.gov.br