Seprev

Você está no Portal da Saúde

Programa Saúde Óssea tem vagas disponíveis

Saúde

A osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa óssea, situação na qual os ossos se tornam mais porosos, finos e frágeis — portanto, mais suscetíveis a fraturas. Para auxiliar os beneficiários que lidam com essa doença, o SEPREViva - Medicina Preventiva desenvolve o programa Saúde Óssea, iniciativa que faz o acompanhamento dos participantes, com a proposta de melhorar a qualidade de vida e evitar o pior desfecho dessa condição, ou seja, a fratura.

Vale ressaltar que a osteoporose é uma doença silenciosa, percebida, muitas vezes, somente quando acontece uma fratura óssea, ocasionada não apenas por quedas, mas também por movimentos simples, como tentar alcançar um objeto. É bom lembrar ainda que, a partir dos 30 anos de idade, mulheres e homens já começam, progressivamente, a perder massa óssea, processo que se intensifica após os 50 anos. Apesar de a osteoporose ocorrer predominantemente em mulheres, os homens também podem desenvolver a doença.

Depois de detectada, a osteoporose precisa de cuidados: "Uma vez diagnosticada a doença, uma medicação específica é indicada ao paciente. Porém, é sempre enfatizada a importância de melhorar o estilo de vida, com alimentação saudável e exercícios físicos regulares voltados ao fortalecimento muscular. A exposição ao sol também é recomendada, nos horários apropriados (antes das 10h ou após as 15h)", explica o médico Renato Kalil, responsável pelo setor de Medicina Preventiva do SEPREV.

Para acompanhar os beneficiários nesta jornada, o programa Saúde Óssea proporciona atendimento médico e nutricional. Além disso, fornece medicação específica para o tratamento da osteoporose, em casos que se enquadram nos critérios pré-estabelecidos no programa.

Se você foi diagnosticado com osteoporose ou osteopenia e quer participar do programa, agende uma entrevista com o SEPREViva - Medicina Preventiva no telefone (19) 3825 4699, WhatsApp clicando aqui, ou pelo e-mail medicina.preventiva@seprev.sp.gov.br.

Nós podemos te ajudar!

Publicado em: 23/03/2022 07h43 - Atualizado em: 23/03/2022 07h44